terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ser Psicólogo





E nestes quatro anos de curso nunca estive tão próxima da realidade da minha futura profissão como agora.
Pois no inicio parecia tudo tão simples, quase que mecânico, uma coreografia sequencial:

“Cuidado com a vestimenta, com seu vocabulário, não deixe ele perceber que você olha o relógio.”
“Não confronte seu paciente na Anamnese... Escuta atenta, faça o acolhimento.”
“Nós Psicólogos não podemos utilizar de senso comum” (mas que diabo é esse senso comum gente!?)
 “Calma não se cobre muito, os resultados vêm aos poucos.”

Simples não? Muito fácil, ouço e respondo.... Não é fácil, nunca foi nem será.
Nem com trinta, quarenta, cinqüenta anos de carreira. Mas por quê?
Porque ser Psicólogo é estar aberto ao constante vir a ser do individuo.
Ser Psicólogo é se deparar a cada dia com um novo desafio, com uma nova limitação tanto nossa, quanto do paciente.
Ser Psicólogo é entender que nunca terá frase feita para os pacientes, que cada individuo que entra por nossa porta é único e exige um entendimento exclusivo.
É ter dias onde por mais que tenha problemas em minha vida pessoal terei de fazer o exercício de me afastar para conseguir me aproximar o outro.
Ser Psicólogo é nunca se esquecer que por mais habilidade que eu consiga adquirir nunca será o suficiente para ser Psicólogo do meu próprio lar.
E não se esquecer que meu paciente tem que entrar de uma forma e sair diferente do que entrou.

Parabéns a todos os Psicólogos. Arquitetos da Psique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

devanei também.